terça-feira, 13 de agosto de 2013

Moby Dick Was a Sardine

Ideia para livraria de best-sellers:

Na livraria 'Moby Dick Was a Sardine' os clientes não deambulam pelos corredores, não percorrem as estantes, não cheiram as lombadas.
Na livraria 'Moby Dick Was a Sardine' não encontramos corredores, não vislumbramos estantes, não vemos lombadas.
Na livraria 'Moby Dick Was a Sardine' os livros estão expostos numa espécie de ilha gigante, de face para cima, encavalitados uns nos outros, e guardados pelo livreiro e proprietário Moreau.

A livraria é rodeada a toda a volta por uma varanda corrida, a uma distância de cerca de três pisos.
Os clientes apenas podem apreciar a livraria da varanda.
Os clientes que quiserem comprar livros têm que entrar num dos quinze mini-faróis dispostos na varanda.
Dentro do farol, encontramos todo o material necessário para a transacção: uma cana de pesca, um terminal com RFID, uma caixa de verga com a insígnia da loja (onde se lê: "Oh, my cod! I survived Moby's Dick") e um marcador espinhoso.

As regras da compra são simples: o cliente pega na cana de pesca (em que o fio não é fio, somente goma viscosa do género 'Pega-Monstro'), selecciona o artigo a adquirir e tenta pescá-lo. Segundo a política da loja, se o cliente pescar o livro à primeira tentativa, tem 30% de desconto; à segunda, 20%; à terceira, 10%; às quarta e quinta, zero.
A partir da sexta tentativa, o livreiro Moreau opta por uma de duas hipóteses: ou bane temporariamente o cliente por azelhice, enviando-o para a Ribeira de Alge durante duas semanas, para apanhar robalos com as mãos; ou traz ele o livro até ao cliente, num elevador próprio, com a particularidade de lhe colocar o livro no cesto de verga, logo seguido de três tabefes com um rabo de bacalhau.

A mezzanine do livreiro Moreau tem uma alta taxa de satisfação, até porque os clientes acabam todos por ser esbofeteados pelo fiel amigo, sempre que falham a pesca do livro de reclamações (estrategicamente colocado sob 433 exemplares do último livro de José Rodrigues dos Santos).

Sem comentários:

Enviar um comentário