domingo, 2 de novembro de 2014

Finados e Gornados

 
Sabeis que o dia de finados se celebra há mais ou menos 3000 anos?
Ai não?
Ainda bem, porque é mentira!
Ah, ah, ah! É de morrer a rir!

Agora mais a sério.
Espero sinceramente que as pessoas não procurem o significado de "finado", senão cheira-me a uma nova moda dietética, ainda mais ridícula do que a dos sumos detox.
Então, não é que os mortos passaram a chamar-se finados quando os romanos repararam que perdiam peso entre a hora da morte e a primeira pazada em cima do caixão? Diziam: "Está mais fininho" ou "Finitius", naquela língua deles, hoje finada.
O que significa que as pessoas adelgaçavam com a morte, e não era por causa do fatinho lavado e engomado que, como todos sabemos, esconde muitas gordurinhas.
Para todas as pessoas que lutam contra o seu peso e estão sempre a perder, até porque lutar implica levantar-se do sofá, não corram já para o vosso falecimento. Da maneira como enfardam bolas de berlim nunca serão finados; quanto muito, serão gornados, que é assim uma espécie de estado final da passagem de badochas para balofos.
Agora, se falecer é mesmo a vossa cena, não quero que sintam que estou a ser o entrave aos vossos sonhos. O sono eterno até me parece o estado mais confortável para sonhar. Lembrem-se é de não irem de pança cheia para a morte, que dá pesadelos para os quais nunca mais vão acordar.
 
Um brinde ao dia dos finados.
- Ó senhora da foice, é um fino para a mesa, se faz favor

Sem comentários:

Enviar um comentário