domingo, 18 de outubro de 2015

As ideologias estão nas atitudes dos petizes


Por vezes, é melhor regressar aos conceitos básicos para compreendê-los na sua essência. Quando digo básicos, não me refiro a António José Seguro, deixem lá o homem em paz.

Quando a minha filha tinha 2 anos, no primeiro dia de infantário, entrou na sala, olhou para o brinquedo de outro puto e disse:
- É meu!
Sabem o que é que isto significa? Que tinha noções avançadas de propriedade privada. Isto é capitalismo, minha gente! As crianças, em estado selvagem, sem qualquer educação, são capitalistas. E mais triste ainda é perceber que os Delfins tinham razão

E se não lhe metermos as mãos, pegam nos brinquedos todos e temos ali uma imperialista - um Napoleãozinho de fraldas. E têm um hino e tudo! Todos os movimentos têm um hino! A Revolução Francesa criou a Marselhesa; o PSD tem o “paz, pão, povo e lib…”. Aliás, sempre que oiço este levo a mão ao bolso, para ver se ainda lá está a carteira; e os imperialistas imberbes? Com os brinquedos todos do lado deles, com uma carinha adorável mas com um olhar malévolo. Sabem qual é o hino deles? “Ninaninanina!”

E o que é que pretendemos dos nossos filhos? Que sejam assim? Nada disso! O que eu disse foi:
- Minha querida, tens que saber partilhar. Se os outros meninos fizerem o mesmo, se eles forem um monte de merda como tu, ainda acabas junto do Sócrates. A comer peperoni!

Ou seja, é senso comum acharmos que um puto que é preocupado com o bem-estar dos outros, que é altruísta, que partilha, é um puto bem-educado. E é neste sentido que ensinamos aos nossos filhos o valor da propriedade coletiva, da partilha. O que é que é isto? Socialismo.

E é inútil! Eu, quando terminei a faculdade e entrei para o mercado de trabalho, virei-me para os meus pais:
- Pai, mãe, e agora: o que faço?
- Agora é cada um por si! Agarra o que puderes!

O que significa que começamos capitalistas; levamos uma esfrega de socialismo; e no fim dizemos: “esquece lá isso, sê selvagem”.

Isto quer dizer que os pais do Tarzan não deixaram na selva por acaso. Aquilo foi educação para a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário