terça-feira, 21 de abril de 2015

Agenor, o escritor de viagens


Isto é demasiado bom para não ser partilhado.
Trata-se da história de Agenor Correia, o primeiro escritor de viagens português após o 25 de Abril.
Agenor, jornalista do Diário de Notícias por profissão e viajante por vocação, é-lhe encomendado um trabalho por uma empresa em expansão no mercado de guias de viagem: a American Express. O trabalho: Peru.
A seguir à revolução, muitos portugueses voltaram a estudar. Sobretudo, línguas estrangeiras. Agenor andava a aprender os rudimentos do inglês. Quando lhe ligaram da American Express, foi um senhor inglês que lhe fez a encomenda e logo se instaurou uma dúvida em Agenor:
- Será que ele disse Peru num esforço para comunicar em português, ou quereria ter dito Turkey que é, ao mesmo tempo, Peru e Turquia?
Sem querer ligar de volta para sanar a dúvida, Agenor optou por estudar tudo o que sabia acerca da Turquia. Entretanto, chegou um bilhete de avião com destino a Lima. Agenor não podia acreditar. Consta-se que teve um ataque de ansiedade, ao qual juntou dois almudes de bagaço.
Mas não desistiu. Viajou para o Peru acompanhado do fotógrafo António Araújo. No entanto, depois de aterrar não conseguia deixar de pensar na Turquia. E o que aconteceu foi insólito. Em Lima, escreveu sobre Istambul; em Arequipa, relatou a cores ocres das ruas de Diyarbakir; e em Machu Pichu, noticiou a questão curda nos confins da Capadócia. No fundo, mesclou a identidade poliglota nas palavras Peru e Turkey.
Mesmo assim, o livro foi publicado. Quem tiver a primeira edição do guia American Express do Peru, encontra as fotos das diversas regiões mas apenas textos sobre a Turquia. O tradutor inglês sofreu um colapso nervoso e apenas debitava um dilema shakespeariano: "Peru or Turkey, that is the question."
Isto causou um grande escândalo no Peru, ao ponto de Agenor ser ainda hoje considerado "persona non grata" no país.
Agenor já não se encontra entre nós. Consta-se que morreu de cirrose e na sua lápide encontramos um escrito bilingue:
"Aqui jaz Agenor, até ao fim bêbedo que nem um peru.
Here lies Agenor, drunk until the end like a turkey."

Sem comentários:

Enviar um comentário