segunda-feira, 15 de junho de 2015

Guerra dos Grunhos - um guia mundano da guerra dos tronos


[Este post não contém spoilers]
Agora que acabou a 5ª temporada do Game of Thrones, ainda há 6 pessoas no mundo que não viram esta série. E não viram porque dizem que é muito fantasiosa e não sei que mais. Este texto é para vocês.
E se o Game of Thrones se passasse no Porto, numa das famosas torres do Aleixo? Seria mais ou menos assim.

Na torre 5 do Aleixo, antes da implosão, 6 famílias disputam o controlo da direcção do condomínio, porque dá para desviar bué de guito e dá um bom suplemento ao Rendimento Social de Inserção.

OS ESTARCOS

No T2 do 3º Direito Frente vive esta família de 8. Ned é a cabeça da família. O seu verdadeiro nome é Jeremias mas ficou com a alcunha de Ned por ser o presidente do clube de fãs do Nélson Ned. É também uma família com o sangue na guelra e que perde a cabeça facilmente. Aliás, a cabeça é o seu símbolo.
Ned perdeu a cabeça (literalmente) depois de ter sido endrominado num jogo de lerpa e de ter corrido atrás do Jaime. Já em Campanhã, tropeçou na plataforma e um suburbano levou-lhe a cabeça até Coimbrões.
A sua mulher, Catarina, anda sempre a reboque dos filhos. Diz que só consegue ter cabeça para cuidar deles e usa as depressões para não trabalhar. Falece no casamento do filho mais velho porque pensa que ele já não vai precisar dos cafunés dela.
O casal tem 4 filhos legítimos e 2 ilegítimos, pelo menos, no que a esta narrativa interessa:
- Roberto, o mais velho, ganhou todas as batalhas de fisgas com sapos no bairro e a cagança sobe-lhe à cabeça, ao ponto de falecer no seu próprio casamento sem uma única derrota;
- Sansa, a mais velha, casa com um anão mas não deixa a cabeça dele entrar nela;
- Ariana é a mais nova, mas como a sua única habilidade é manejar uma espada que parece um falo em estalactite de um esquimó e se encontra prestes a entrar na puberdade, decide entrar numa seita que promete um deus de mil cabeças, uma espécie de gang bang aprovado espiritualmente;
- Bran chama-se na realidade Lucas, mas ficou assim conhecido por apenas comer cereais com esse nome. É o único luxo que os pais se permitem, uma vez que se sentem culpados por terem bebido e fumado durante a sua gravidez e de a insuficiência de vitamina K lhe ter causado poliomielite.
- Tio Grijó é um enteado que também ficou sem cabeça, mas foi a outra, depois de um encontro fortuito com o fã de Michael Bolton do 5º Direito Trás. Digamos que o Bolton gosta de fazer karaoke caseiro com catanas nas mãos e o Tio ofendeu-o, ao escolher uma música Joe Cocker para cantar.
-  João das Neves é o outro enteado. Conservador, moralmente correcto, assim que sentiu os calores da puberdade e com os despedimentos em massa no porto de Leixões, rumou mais a norte, onde vive numa plataforma petrolífera ao largo da Noruega. A solidão e o escroto cheio de fluido seminal causam-lhe alucinações e acha-se perseguido por figurantes do Walking Dead em casting para a Idade do Gelo.

[Fim da Parte 1]

Sem comentários:

Enviar um comentário