sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Chamar os Javalis pelos nomes


Vamos chamar os javalis pelos nomes? Amanhã é para reflectir mas, como é fim-de-semana, convém ser uma reflexão descansada. Portanto, em vez de plafonamentos e outras chatices que tais, gostava de lembrar os nomes dos líderes e colocá-los à luz da cultura popular.

PàF aka PPD-PSD/CDS-PP

Como líder da coligação temos PEDRO. Lembram-se de "Pedro e o Lobo", em que o Pedro da história era um mentiroso e dizia que acontecia uma coisa e afinal não? Deixava as pessoas em alvoroço e depois não se passava nada. Pois o da nossa história é a versão 2.0 invertida. Diz que não acontece uma coisa e, vai-se a ver, é pior do imaginávamos. Esperemos pelo menos um final parecido para as duas histórias. Se não encontrarem um lobo, podem sempre contar com um javali.

PS

O líder da oposição é o ANTÓNIO. Aparentemente, não vai vencer. E é simples a razão. Para isso, basta citar Toy: "Se queres dançar e não tens par, chama o António." Quer isto dizer que podemos contar com ele para festas e rambóias, mas não esperes grande coisa no que toca a governar.

CDU aka PCP/PEV

O líder comunista é o JERÓNIMO. Ter nome de índio num país que está a caminho de ser o faroeste é, no mínimo, meio caminho andado para ser governado por caubóis.

BE

Do que resta do Bloco, a CATARINA não é a líder - é a delegada de turma. Tem feito um óptimo trabalho a representar os colegas de turma nas reuniões com os professores mas, no fim, quem toma as decisões é o director de turma.

Outros 

PDR - Diz-se Marinho ou Márinho? E é Marinho Pinto ou Marinho e Pinto? Como votar num partido se não se consegue pronunciar o nome do lider?

PCTP/MRPP - O líder é o GARCIA e o slogan é "Morte aos traidores". Não é muito diferente da minha última ida à tasca. Também eu me senti liderado por uma garrafa que tinha no rótulo o nome Garcia e ouvi da minha boca "Quem quer andar à porrada? Mato-os a todos!"

PNR - O líder deste partido dos anos 30 chama-se JOSÉ. Lembram-se do José da Bíblia? Chegou a casa e a mulher disse que estava grávida - tinha sido um anjo. E o que é que ele fez? Aceitou. Esquisito, não é? Numa época e num local onde as mulheres eram apedrejadas por adultério, ele aceitou. E pergunto-me: será que, para além de não se importar de ser corno, também não se importaria de não ter que tocar na mulher? Será que José era carpinteiro especialista em armários? Pois, o PNR também me parece muito parecido.

PAN - Vai ser o grande vencedor das eleições. Não sei o nome do líder, mas os 230 lugares da Assembleia são feitos de carvalho e pinho, os dois cabeças de lista pelo círculo de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário